HOME   |   FALE CONOSCO

Palavra do Presidente

Assumimos a tarefa de presidir a Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Pública – ABRASI, durante o biênio 2018-2020. Estamos convictos em continuar o trabalho de consolidação da Associação e de fortalecimento do segmento representado, por se tratar de um serviço público de peculiar relevância para a sociedade.

No momento em que o país passa por um demorado período de crise, em vários setores, incluindo o da segurança pública, é nosso compromisso e dever trabalharmos para a melhoria dos serviços de iluminação pública, por se tratar de um fator que pode contribuir para inibir, ou até mesmo para reduzir, a ocorrência de determinados tipos de delitos nas cidades brasileiras.

O Brasil também vivencia um período de mudanças políticas e econômicas, em que a retomada do desenvolvimento deverá vir acompanhada da ampliação da infraestrutura como um todo. Entretanto, as restrições dos recursos dos municípios – responsáveis legais pelos serviços de iluminação pública -, se constituem numa barreira para o atendimento da crescente demanda e para tornar esse serviço mais eficiente.

Por outro lado, uma das alternativas adotadas para superar esses problemas tem sido a Parceria Público-Privada (PPP), instituto que bem planejado, pode, de fato, suprir a incapacidade dos municípios de realizar elevados investimentos na iluminação pública em curto prazo. Entretanto, o próprio mecanismo de PPP envolve, de um lado, uma estruturação complexa, a cargo dos municípios; e por um lado, o acesso a financiamentos, que mesmo pelas empresas privadas, ainda continua difícil.

Nesse contexto, uma das prioridades da nossa atuação à frente da ABRASI será a busca de meios - junto ao poder público federal, órgãos reguladores e instituições financeiras -, para viabilizar recursos, e outros mecanismos institucionais que possibilitem sobretudo aos pequenos e médios municípios, condições de promoverem a melhoria da eficiência da iluminação pública. Esse será nosso grande desafio. Vamos juntos enfrentá-lo!

área Restrita

e-mail
Senha


ABRASI - Av. Vereador José Diniz, 3720, Conj. 705, Campo Belo, CEP 04604-007 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 4063-4714 - E-mail: abrasi@abrasi.org.br
© Copyright 2014 - ABRASI - Todos direitos reservados
Lazz Design